Programa Despoluir realizará atendimento em Uruguaiana na próxima semana

Programa Despoluir realizará atendimento em Uruguaiana na próxima semana

O Despoluir tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental. Uma das ações de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental que tem como propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis. 

A Avaliação Veicular Ambiental será realiza nos dias 5, 6 e 7 de outubro no município de Uruguaiana, clique aqui para agendar uma visita na sua empresa.

Como é feita a avaliação?

 Cada veículo leva em média 10 minutos para ser avaliado, é rápido e simples! Durante a avaliação, os motoristas são orientados sobre condução econômica e manutenção preventiva. Aquele que estiver com seu veículo dentro do padrão de emissão de poluentes, receberá o selo de Aprovado – Despoluir que possui validade de seis meses. É importante salientar que não existe nenhuma intenção de autuar ou notificar caso algum veículo não seja aprovado no teste.

Benefícios

Estudos comprovam que os trabalhadores do setor de transporte são os mais expostos aos poluentes advindos da sua atividade. A poluição atmosférica provoca problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o material particulado (MP) – tipo de poluente emitido por veículos a diesel – pode causar diversas doenças, até câncer de pulmão.

Protegendo a saúde do trabalhador e de toda a sociedade, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.

Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.

Selo Despoluir

O trabalhador atendido nessa linha de ação que estiver com seu veículo dentro dos padrões de emissão de poluentes, recebe o Selo Despoluir. Já os responsáveis pelos veículos não aprovados recebem orientação técnica para a correta manutenção. Atualmente, vários operadores logísticos reconhecem a importância desse projeto e exigem que seus transportadores portem o Selo Despoluir.

Valéria Vinci

Graduada em Gestão Publica Especializanda em Desenvolvimento Regional e Territorial

Deixe uma resposta