Autoridades de saúde do Chile divulgam detalhes do novo Plano Comunitário Passo a Passo e Fronteiras Protegidas

A partir desta quinta-feira, todas as comunas do país passarão às novas fases, enquanto o plano de Fronteiras Protegidas será atualizado com novos regulamentos.

No âmbito da nova governação e transparência que o governo pretende implementar em relação às medidas que serão tomadas para combater a pandemia, as autoridades de saúde anunciaram as novas orientações que o Plano Passo a Passo terá.

Nesse sentido, foram dados pormenores sobre a nova categorização que as comunas terão, para além do novo plano de Fronteiras Protegidas.

Relativamente aos novos critérios que foram adoptados para determinar as mudanças de fase das comunas, as autoridades explicaram que existem agora 3 eixos de indicadores que vão orientar o caminho para cada uma das fases.

O primeiro eixo reflete a circulação viral em cada província, o segundo refere-se à capacidade de resposta do sistema de saúde e um terceiro eixo de indicadores reflete a vacinação Covid-19, o que significa que a cobertura vacinal será um fator importante. território está.

Graças a estes novos parâmetros, foi determinado que a partir desta quinta-feira às 5 da manhã, as comunas do país serão categorizadas em três fases: baixo impacto na saúde (verde), médio impacto na saúde (amarelo) e alto impacto na saúde (vermelho). , dependendo da sua situação particular.

Situação comunal (a partir de quinta-feira, 14 de abril às 05h00):

Na região de Arica e Parinacota:

Todas as comunas estarão na Fase de Impacto Sanitário Médio

Na região de Tarapacá:

As comunas de:

Iquique

alto hospício

As comunas de:

caminhar

Colchane

Huara

Pica

Poço Almonte

Na Região de Antofagasta:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na região do Atacama:          

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na região de Coquimbo:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na região de Valparaíso:

Todas as comunas estarão na fase de baixo impacto na saúde, com exceção da comuna da Ilha de Páscoa, que estará na fase de médio impacto na saúde.

Na Região Metropolitana:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na Região Libertador General Bernardo O’Higgins:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na região de Maule:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário

Na Região de Ñuble:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário

Na região de Biobío:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na Região da Araucanía:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na Região dos Rios:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na região de Los Lagos:

Todas as comunas estarão na fase de Baixo Impacto Sanitário, exceto as seguintes 4 comunas que estarão na Fase de Médio Impacto Sanitário:

– Chaiten

– Futaleufu

– Hualaihue

– palena

Na região de Aysén:

Todas as comunas estarão na fase de Baixo Impacto Sanitário.

Na Região de Magalhães e Antártica Chilena:

Todas as comunas estarão na Fase de Baixo Impacto Sanitário.

fronteiras protegidas

Em relação ao novo Plano de Fronteiras Protegidas, o subsecretário de Saúde Pública, Cristóbal Cuadrado , destacou que após o trabalho realizado pela Comissão Nacional de Resposta à Pandemia, foi decidido adotar novas medidas de controle de renda para o nosso país.

Este plano baseia-se na definição de variantes do SARS-CoV-2 estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) : variante preocupante, correspondente a uma variante que demonstrou produzir maior transmissibilidade, maior morbidade e mortalidade, escape imunológico e /ou diminuição da eficácia das ferramentas de saúde para seu controle (por exemplo, de vacinas e terapias); e variante de interesse , que corresponde a uma variante com mutações que está circulando em todo o mundo e onde se suspeita que possa produzir alterações significativas na epidemiologia local.

E com base na circulação de variantes a nível internacional e comunitário, foram estabelecidos três níveis de alerta.

Alerta Nível 1 , há transmissão comunitária de variantes conhecidas e controladas no país, há mais informações sobre suas características e impacto na saúde, e não há alerta para uma nova variante.

Alerta de Nível 2 , onde existe uma variante de preocupação sem circulação comunitária, ou com circulação comunitária inicial, e onde a autoridade sanitária determina que o país está preparado para responder à sua prevenção e controlo.

Alerta Nível 3 , no contexto do aparecimento de uma variante de preocupação sem circulação comunitária dentro do país, onde não há mais informações ou um alto impacto na saúde da população chilena é estimado apesar da resposta do sistema de saúde.

Nestes três níveis de alerta serão considerados transversalmente 8 fatores: Restrição de viagem, Gestão do viajante, Declaração do viajante, Exigência de vacinação à entrada de viajantes não residentes, Pedido de teste de diagnóstico antes da entrada, Pedido de teste de diagnóstico à entrada e Vigilância Genômica.

Nesse sentido, a partir desta quinta-feira, relativamente ao Plano de Fronteiras Protegidas, estaremos em Alerta Nível 1.

Que medidas concretas isso contempla?

O Alerta de Nível 1 assume um cenário de transmissão comunitária das variantes já conhecidas e controladas. Neste alerta não há restrição para viagens de entrada ou saída do país e a homologação de vacinas para viajantes será voluntária. Da mesma forma, o teste antes da viagem é apenas recomendado, mas na chegada ao Chile eles podem ser testados aleatoriamente.

Todos os passageiros devem portar o seu Passaporte Sanitário ou C19, e no caso de não residentes devem trazer também um seguro de saúde que cubra a COVID-19. Por fim, se houver um caso confirmado de SARS-CoV2 em um voo, eles serão isolados conforme indicado pelos regulamentos de saúde atuais (em casa relatado em c19 ou Residência de Saúde, se necessário). Enquanto para casos ou contatos haverá acompanhamento.

Continuamos com a vigilância genômica, portanto, todos os PCRs positivos em testes aleatórios serão analisados.

Os detalhes das medidas anunciadas, tanto em “Continuamos a nos cuidar, Passo a Passo” como em Fronteiras, podem ser consultados no site www.gob.cl/coronavirus , além do site do Ministério da Saúde minsal .cl .

Fonte: Governo do Chile

Categorias:

Internacional,Saúde

Compartilhe:

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Central de atendimento
Olá 👋🏽
Como podemos te ajudar?