COMUNICADO ÀS EMPRESAS DE TRANSPORTE

Prezados associados e empresas de transporte,

O SETAL comunica que tem empenhado grandes esforços na negociação com o SINDIMERCOSUL referente ao termo aditivo à convenção coletiva. Este aditivo estabelece exclusivamente o reajuste de salários e demais cláusulas econômicas. Ao longo deste processo, várias assembleias foram convocadas visando melhorar a proposta de reajuste inicialmente aprovada, assegurando assim a transparência sobre as negociações desde o início.

Diante das condições econômicas severas e persistentes, e em especial no setor de transporte para a Argentina, torna-se essencial compreender a magnitude da crise. Dados recentes apontam que empresas que operam com a Argentina acumulam uma dívida comercial de US$ 54 bilhões com parceiros e agentes no exterior. Desta quantia, US$ 11 bilhões correspondem a serviços, incluindo pagamentos de frete. Este é um reflexo da dificuldade contínua das empresas de transporte em receber pelos serviços prestados à Argentina.

Em relação às negociações salariais, após reuniões sem avanços nas negociações, em 20 de julho, propusemos um aumento de 4,4%, retroativo a maio de 2023. Sem sucesso, em 28 de setembro de 2023, encaminhamos ao SINDIMERCOSUL uma proposta de reajuste de 4,83%, o que contempla a inflação de 3,83%, somada a um ganho real de 1%, assim como foi aprovado na última assembleia.

É importante ressaltar que o transporte internacional se distingue de outros setores. Não estamos restritos a uma cidade ou região; competimos em âmbito nacional. O SETAL está atento a esta realidade e busca incessantemente assegurar um mercado competitivo e equilibrado para todas as empresas.

Cabe salientar que a proposta apresentada pelo SETAL já supera a média estadual de reajustes, que se encontra em 4,58%. Ademais, o piso salarial que propomos é o mais elevado de todo o estado.

Neste contexto, recomendamos, até que se alcance um acordo final, que as empresas realizem um reajuste nas remunerações dos seus colaboradores na modalidade de antecipação de dissídio, retroativo a maio de 2023, seguindo o índice inflacionário de 3,83%. Adicionalmente, sugerimos que efetuem o pagamento das respectivas diferenças do período em rubrica específica no contracheque, que evidencie claramente a reposição, assegurando assim os direitos dos colaboradores e a sustentabilidade financeira das transportadoras.

Além disso, reconhecemos e valorizamos o compromisso e o esforço das empresas em aceitar reajustes acima da reposição inflacionária, especialmente em um contexto desafiador onde o faturamento se torna cada vez mais incerto. A resiliência demonstrada por cada uma de nossas associadas é a prova do comprometimento com seus colaboradores e com o setor como um todo.

Reiteramos o compromisso do SETAL com a transparência e envolvimento ativo de todos os associados nas decisões. Permanecemos confiantes de que, com a colaboração e o entendimento de todos, superaremos os desafios atuais.

Categorias:

Convenções Coletivas