SETAL em Ação pela Derrubada de Veto Presidencial!

Em um passo significativo para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística, a diretora do SETAL, Gladys Vinci, entregou pessoalmente à Frente Parlamentar um ofício solicitando apoio contra o veto presidencial ao Projeto de Lei n. 1.949/21. O documento, que ressalta a importância da norma para a sustentabilidade econômica e operacional do setor, enfatiza como o projeto de lei está alinhado às práticas atuais de transporte e à realidade operacional enfrentada diariamente pelos nossos motoristas e empresas de logística.

O Projeto de Lei n. 1.949/21 é crucial, pois propõe que o transporte de combustível em tanques suplementares e originais de fábrica, com capacidade de até 1.200 litros destinados ao consumo próprio do veículo, não seja classificado como uma atividade perigosa. A aprovação desta lei aliviaria as empresas de transportes da carga financeira adicional que o adicional de periculosidade implica, uma vez que muitos caminhões modernos são equipados de fábrica com tanques de maior capacidade para aumentar sua autonomia.

A diretora Gladys, representando o SETAL, argumenta que o veto presidencial, se mantido, perpetua um cenário de incerteza jurídica e amplia os custos operacionais, afetando a competitividade das empresas transportadoras. Ela destaca que, enquanto a segurança continua sendo a maior prioridade, a legislação deve refletir a realidade operacional e o gerenciamento eficaz de riscos já em prática.

A busca por novos apoios políticos é mais do que uma necessidade – é uma estratégia essencial para garantir que o ambiente regulatório favoreça o desenvolvimento econômico sustentável e o progresso da infraestrutura de transporte na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e em todo o país. O SETAL está comprometido em conquistar esses apoios, estabelecendo diálogos e parcerias que beneficiem todos os envolvidos no setor de transportes.

Este movimento é apenas o começo de uma série de ações planejadas pelo SETAL para fortalecer o setor de transporte rodoviário de cargas e logística. A entidade acredita firmemente que a derrubada do veto presidencial ao PL n. 1.949/21 é um passo fundamental para garantir um futuro próspero e seguro para o transporte rodoviário e para a economia que depende fortemente deste serviço.

O SETAL agradece a Frente Parlamentar pelo recebimento do ofício e aguarda com otimismo um resultado favorável, que reflita o comprometimento com a proteção e o avanço dos interesses de nossos transportadores e da economia nacional.

Para mais informações, esclarecimentos ou para apoiar a nossa causa, entre em contato conosco pelo setal@sindisetal.com.br.

SETAL – Juntos, movemos o progresso.

Politica