Saiba mais sobre as medidas de segurança rodoviária e de contingência rodoviária para este fim de semana prolongado no Chile

Espera-se que neste primeiro fim de semana prolongado do ano saiam de Santiago um total de mais de 400 mil veículos e 5.139 ônibus intermunicipais dos terminais da capital, que transportariam cerca de 214.429 pessoas entre quinta e domingo. Por este motivo, tanto o Ministério das Obras Públicas como o Ministério dos Transportes e Telecomunicações tinham medidas de contingência rodoviária e de segurança para quem viaja para fora da Região Metropolitana .

Sobre o Plano de Contingência Rodoviária nas rodovias, o Ministro de Obras Públicas, Juan Carlos García, destacou que “este fim de semana sairão de Santiago um total de mais de 400.000 veículos. Isso é semelhante ao fluxo que existia antes da pandemia. Por isso, tomamos um conjunto de medidas como o pedágio para Luca em horário especial, sistemas 3×1 e restrição de trânsito de caminhões, com o objetivo de diferenciar o tráfego de caminhões e veículos leves”, anunciou o chefe do ESFREGAR.

Além disso, acrescentou que essas medidas mitigarão o alto fluxo de veículos, mas em nenhum caso resolverão o congestionamento: “Tomamos medidas para evitar o congestionamento excessivo. No entanto, nenhuma dessas medidas é suficiente se os motoristas não forem responsáveis. Por isso o apelo para que as pessoas planejem sua viagem e sejam responsáveis ​​ao dirigir ”, enfatizou.

As medidas que o Ministério das Obras Públicas vai aplicar durante este fim-de-semana, em coordenação com as concessionárias de autoestradas interurbanas, são as seguintes:

SAÍDA

Quinta-feira 14

Rota 5 Sul (Santiago-Talca)

• Pedágio de 1.000 pesos em Angostura, entre 07:00 e 13:00, para carros e caminhões. (Em ambos os sentidos)
  • Pedágio reduzido em 50% para caminhões com dois ou mais eixos em Angostura, entre 00:00 e 07:00. (Em ambos os sentidos)
  • Sistema 3×1 rumo ao sul do km 85 (Baipás Rancagua) ao km 121 (Pelequén), entre 14h00 e 23h00.
  • Restrição de tráfego de caminhões em ambos os sentidos, entre o km 22 (Entroncamento Calera de Tango) e o km 121 (Entroncamento Pelequen). Sul Acesso a Santiago, sentido sul, desde Enlace Vespucio até o entroncamento com a Rota 5, entre 15h00 e 20h00.

Rota 5 Norte (Santiago-Los Vilos)

• Restrição para o trânsito de caminhões para o norte, do km (Entroncamento Lo Pinto) ao km 86,2 (Entroncamento Llay Llay). A medida entrará em vigor entre as 15h00 e as 20h00.

sexta-feira 15

Rota 68 (Santiago-Valparaíso)

• Pedágio de 1.000 pesos em Lo Prado e Zapata para veículos leves em direção à costa, entre 07:00 e 11:00.
RETORNA

Domingo 17

Rota 68 (Valparaíso – Viña del Mar – Santiago)

• 3×1 em direção a Santiago entre o km 11,6 (Enlace Pudahuel) e o km 9,5 (Enlace Costanera Norte). A medida vigorará entre as 17h00 e as 23h00. (Será aplicado de acordo com o fluxo)
  • Rota 5 Sul (Talca-Santiago)
  • 3×1 rumo ao norte do km 121 (Pelequén) ao km 85 (Baipás Rancagua), entre 13h00 e 23h00.

Rota 78 (San Antonio-Santiago)

• 3×1 em direção a Santiago entre o km 63 (Variante a Melipilla) e o km 39,3 (Talagante), entre 12h e 19h.

Ver Plano de Contingência

Supervisão de ônibus intermunicipais

No caso dos autocarros interurbanos, o Plano Integral de Controlo e Segurança Rodoviária apresentado pelo Ministério dos Transportes e Telecomunicações dará especial ênfase ao controlo dos autocarros interurbanos e rurais, para que tenham todas as medidas de segurança necessárias para a transferência de passageiros.

Até o momento, neste ano, foram realizadas 10.000 fiscalizações em ônibus intermunicipais, com 1.300 autos de infração, principalmente pelo não uso do cinto de segurança, problemas no para-brisa e aparelhos eletrônicos que não funcionam.

Quanto aos acidentes de trânsito, em 2021, ocorreram 80.751 em todo o país, onde 1.688 vidas foram perdidas no trânsito. A principal causa de morte foi velocidade imprudente e perda de controle do veículo, com a morte de 443 pessoas.

“Queremos detectar o maior número de situações de risco que podem resultar em acidente de trânsito, por isso vamos realizar cerca de 4.500 vistorias, mas nossos esforços não serão suficientes, precisamos da colaboração de todos. Apelamos também a quem vai viajar em viaturas particulares, por favor não ultrapasse o limite de velocidade, uma mensagem de texto pode esperar, não consuma álcool se for conduzir. Em um acidente não se perde apenas uma vida, famílias, projetos e sonhos também são destruídos. Às vezes parece tão frio quando os números de óbitos são comunicados, mas por trás de cada um desses números há um nome, uma pessoa, uma história que foi abruptamente interrompida”, disse o ministro de Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz.

Fonte:

Ministério das Obras Públicas