Veja como funciona o SIRASE – Sistema de importações da AR

O Sistema de Importações da República Argentina e Pagamentos por Serviços no Exterior é uma ferramenta destinada a analisar o cumprimento tributário e a capacidade econômico-financeira dos contribuintes que efetuam pagamentos ao exterior por serviços contratados.

O SIRASE será aplicável às pessoas físicas, indivisas e pessoas jurídicas, qualquer que seja a forma que assumam, que devam efetuar pagamentos ao exterior por conta própria ou de terceiros, ou atuar como pagadores, para cancelamento de obrigações próprias ou de terceiros. Ficam excetuadas da aplicação do SIRASE as entidades autárquicas, departamentos, dependências e outras do Estado nacional, bem como as instituições pertencentes aos estados provinciais e municipais.

O Sistema deve ser acessado pelo site oficial da AFIP. Dentro do site o primeiro passo é ingressar no sistema utilizando os dados de login para iniciar a seção, com informações de documento e senha. Na próxima tela, buscará no campo de pesquisa pela sigla “SIRASE” e após ENTER o contribuinte será direcionado a escolha entre duas opções: 1) nova solicitação; 2) solicitações realizadas.

O SIRASE permite carregar uma nova aplicação ou consultar as anteriores. Para carregar uma apresentação, você deve entrar na caixa “NOVO PEDIDO”.

Em “NOVO PEDIDO” o contribuinte deverá informar os dados do pagamento a ser efetuado e os dados do destinatário do pagamento. O sistema apresentará os dados pessoais do informante e do pagador, estes dados não são modificáveis. Devem ser carregados os dados da transferência (moeda, montante) e da instituição de origem do pagamento. Ainda, devem ser carregados os dados de beneficiário que receberá o pagamento, bem como as informações da instituição financeira de destino do pagamento, banco ou entidade a quem o pagamento será realizado.

Após estas informações preenchidas, o sistema entenderá que devem ser carregados os dados relativos à prestação do serviço obtido, o país do prestador, o tipo de contrato e a sua duração.

Inclusos todos os dados, para continuar pressione CONTINUE e verifique as informações carregadas. Se estiverem corretas, o botão CONTINUAR deve ser pressionado para avançar. Se necessário, os dados podem ser modificados a partir do botão com um “LÁPIS” localizado no canto superior direito de cada seção.

O sistema mostrará as condições da apresentação. O contribuinte deve pressionar o botão ENVIAR para gerar a declaração. Por fim, o sistema indicará que a solicitação foi gerada, o número e o status.

Na tela inicial o contribuinte poderá consultar seu pedido gerado, todas as solicitações enviadas anteriormente e a exibição de seus status. Para expandir as informações, clique no botão em forma de OLHO localizado na coluna AÇÕES.

Se necessário, o aplicativo pode ser impresso a partir do ícone da IMPRESSORA localizado no canto superior direito.

Se preferir, confira o passo a passo clicando aqui.

Assuntos Gerais,Empresarial,Finanças,Transporte de Cargas