Novo Projeto de Lei Propõe Alteração nos Limites de Dimensões para Veículos Articulados: Sua Opinião é Necessária

homem em uma cabine de caminhão

O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul está analisando um Projeto de Lei (PL) que propõe uma alteração significativa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente no que se refere às dimensões dos veículos articulados.

A proposta visa excluir a dimensão da cabine (cavalo) no cálculo dos limites de comprimento desses veículos. A justificativa do PL salienta que esta alteração permitiria cabines mais espaçosas, melhorando o conforto dos motoristas, a segurança nas estradas, e incentivando as montadoras a produzir modelos mais humanizados.

Entretanto, esta proposta também levanta questões importantes que merecem cuidadosa consideração:

1. Impacto na Infraestrutura: Como essa alteração se integraria à infraestrutura rodoviária existente?
  2. Regulamentação e Fiscalização: Quais mudanças seriam necessárias em termos de regulamentação e fiscalização?
  3. Impacto Econômico: Quais seriam as implicações econômicas para as transportadoras e montadoras?
  4. Perspectiva Internacional: Como essa proposta se compara às regulamentações internacionais?

A opinião dos nossos associados é vital para a formação da posição oficial do sindicato sobre esta matéria. Convidamos todos a compartilhar seus pensamentos e feedback sobre esta proposta, seja através de resposta ao e-mail enviado a todos os membros, seja visitando nosso escritório para uma discussão mais detalhada.

Ressaltamos que a opinião expressa por nossos associados será encaminhada diretamente para a Fetransul e será fundamental na pesquisa em andamento conduzida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Ambas as entidades, juntamente com o nosso sindicato, estão empenhadas e atentas às nuances e impactos que tais mudanças legislativas podem trazer para o setor. Nosso objetivo conjunto é garantir que as decisões tomadas sejam informadas, equilibradas e, acima de tudo, beneficiem a indústria e seus profissionais.

O sindicato está de portas abertas e comprometido em representar os melhores interesses do setor. Sua contribuição é essencial para garantir que nossa voz seja ouvida e que nossas ações reflitam as necessidades e preocupações de todos nós.

Para mais informações, por favor, entre em contato conosco através do e-mail: setal@sindisetal.com.br

Politica