Nota de Repúdio

O SETAL, na qualidade de representante de diversos profissionais e empresas que atuam no setor de transporte terrestre internacional, vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação aos áudios que têm circulado em grupos de WhatsApp, que fazem chacota e debocham de uma situação extremamente delicada e desafiadora pela qual o setor vem passando.

Em um momento onde o comércio bilateral com Argentina enfrenta uma das maiores crises de sua história, com o impedimento de remessas de valores correspondentes a prestação de fretes por determinação do Banco Central Argentino desde o 1º quadrimestre deste ano, significativas alterações na lei do motorista que oneraram as operações, além dos demais desafios socioeconômicos, a propagação de conteúdos que zombam e minimizam as dificuldades enfrentadas por empresas e profissionais é, no mínimo, insensível e grosseira.

É perturbador que, além de zombar do delicado cenário econômico que vivenciamos, os mencionados áudios vinculem, de forma irresponsável, o nome do SEST SENAT, entidade que há trinta anos é a casa do setor, oferecendo formação, capacitação e apoio inestimável aos trabalhadores e empresas da área. Associar a imagem desta entidade respeitada a conteúdos de zombaria é um desrespeito que ultrapassa todos os limites.

Além disso, os áudios veiculados abrangem, de forma irresponsável e totalmente inapropriada, figuras familiares. Este nível de desrespeito é inadmissível e totalmente contra os princípios de solidariedade e respeito pelos quais o SETAL e seus associados se pautam. Entendemos que a situação atual é complexa, e muitos estão enfrentando dificuldades. No entanto, é crucial manter o respeito, empatia e solidariedade uns com os outros. A superação dessa crise exige união, compreensão, respeito e, sobretudo, a colaboração de todos.

O SETAL se mantém firme, ao lado de cada profissional e empresa associada, lutando para minimizar os impactos dessa crise e trabalhando incansavelmente para que possamos, juntos, superar este delicado momento, mantendo-nos disponíveis para o diálogo, esclarecimentos e sugestões, reforçando o nosso compromisso com a integridade, respeito e com a verdade.

Diretoria do SETAL

Assuntos Gerais