Impasse na Mediação com o Sindimercosul

Prezados Associados e Interessados,

Informamos que, no dia 12 de dezembro, realizou-se uma sessão de mediação com o Sindimercosul, sob a orientação do Desembargador Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e a Juíza Luciana Xavier. Após negociações, chegou-se ao consenso de um reajuste salarial de 4,91%, aceito por ambas as partes. O SETAL concordou com este aumento, com a condição de que as empresas associadas possam efetuar o pagamento deste reajuste em 5 parcelas (janeiro até maio), conforme prática habitual em nossos acordos.

Todavia, na última rodada de negociação o SINDIMERCOSUL exigiu que o adiantamento de despesas, pago aos motoristas em viagem, fosse retroativo a maio de 2023. Esta proposta é inédita em nosso histórico de negociações e contraria o previsto na convenção coletiva, que estipula a vigência de novos valores a partir da assinatura da convenção (cláusula décima quarta parágrafo 14).

Em nome da transparência e do entendimento claro sobre o andamento destas negociações, apresentamos a seguir uma cronologia detalhada e atualizada das etapas anteriores:

Cronologia das Negociações:

• 13 de Abril de 2023: Assembleia para formação da comissão de negociação com o Sindimercosul. Decisão de negociação baseada no INPC, não na taxa Selic.
  • 14 de Junho de 2023: Primeira reunião de negociação. O SETAL expôs as dificuldades financeiras do setor. O Sindimercosul propôs inicialmente um aumento de 5% a partir de janeiro de 2024.
  • 20 de Julho de 2023: Comunicação formal do SETAL, apresentando nova liderança e uma proposta de aumento de 4,4%, retroativo a maio de 2023.
  • 14 de Agosto de 2023: Resposta do Sindimercosul com uma elevação da demanda para 5,5% de aumento.
  • 21 de Setembro de 2023: Segunda reunião de negociação. O SETAL aumentou a oferta para 4,5%, retroativo a maio de 2023, enquanto o Sindimercosul retornou para o pedido de 5% a partir de 2024.
  • 25 de Setembro de 2023: Consulta aos associados do SETAL e aprovação da proposta de 4,83%.
  • 28 de Setembro de 2023: Envio da proposta de 4,83% ao Sindimercosul.
  • 14 e 16 de Outubro de 2023: Negociação e acordo sobre o abono, com o Sindimercosul solicitando um acréscimo de R$10.
  • 23 e 24 de Outubro de 2023: Cobrança de retorno feita pelo Setal e nova demanda do Sindimercosul de 5,5%.
  • 30 de Outubro de 2023: Recusa do SETAL a novas contrapropostas e evidência de desinformação.

No contexto das recentes negociações com o Sindimercosul, é importante esclarecer o posicionamento e as ações do SETAL com base em dados concretos e comprometimento com a viabilidade do setor. Recentemente, realizamos um levantamento abrangente das convenções coletivas firmadas no estado do Rio Grande do Sul, no setor de transporte, durante o mês de novembro. Este estudo abrangeu 25 convenções registradas.

Nossa análise revelou que a proposta apresentada pelo SETAL, em termos percentuais de reajuste, supera a média observada nessas convenções. Importante ressaltar que, apesar de nossa proposta não ser a mais alta em termos percentuais, ela garante a manutenção do piso salarial como o mais elevado do estado para a categoria. Isso demonstra nosso compromisso com a valorização dos profissionais do setor de transporte rodoviário.

É fundamental enfatizar que toda a negociação conduzida pelo SETAL se baseou em dados, fatos, argumentos sólidos, realidades do mercado e total transparência. Em nenhum momento houve desvalorização dos profissionais de nossa categoria. Pelo contrário, mesmo diante de uma das piores crises financeiras enfrentadas pelo setor, estamos oferecendo um reajuste que inclui não apenas a compensação pela inflação, mas também um ganho real, que não foi aceito pelo Sindicato laboral.

Diante deste impasse, ressaltamos nossa preocupação em assumir compromissos financeiros que ultrapassem as possibilidades das empresas associadas. A valorização dos profissionais é uma prioridade para nós, mas também é imprescindível garantir que as empresas tenham condições de honrar esses compromissos sem comprometer sua saúde financeira e operacional.

Nossa intenção sempre foi e continua sendo alcançar um equilíbrio que valorize o trabalho dos nossos profissionais, enquanto garante a sustentabilidade das empresas que formam a espinha dorsal do setor de transporte rodoviário. Continuaremos buscando soluções justas e viáveis, e qualquer novidade será comunicada imediatamente.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os envolvidos neste processo. Juntos, trabalhamos para fortalecer nosso setor e garantir o melhor para todos.

Convenções Coletivas