Iniciativa de Mapeamento de Importação no Mercosul: Convite à Participação das Empresas de Transporte

O SETAL informa que hoje, segunda-feira, 5 de fevereiro, às 14h, acontecerá uma reunião crucial para o avanço do Projeto Gestão Coordenada de Fronteiras do Mercosul, uma iniciativa liderada pelo Instituto Aliança Procomex e apoiada financeiramente pelo Banco Mundial.

O foco desta sessão será iniciar o mapeamento dos processos de importação terrestre, um passo vital para revisar procedimentos aduaneiros e fortalecer acordos de cooperação entre os países do bloco. Este encontro é uma continuação das discussões com stakeholders do setor privado, iniciadas na última sexta-feira.

Os trabalhos de avaliação e mapeamento serão centrados nas fronteiras estratégicas entre Brasil e Paraguai, especificamente nos pontos de Foz do Iguaçu (BR) – Ciudad del Este (PY) e Guaíra (BR)/Mundo Novo – Salto del Guairá (PY).

O SETAL reconhece a importância deste estudo para o setor de transporte rodoviário e convida seus associados a contribuírem ativamente, trazendo suas experiências e conhecimento sobre a dinâmica comercial dessas fronteiras. Sua participação é essencial para a riqueza e efetividade do projeto.

Para facilitar a integração e garantir uma sessão produtiva, o Procomex disponibilizou recursos educativos sobre as ferramentas que serão utilizadas:

• Zoom: A plataforma escolhida para nossas reuniões virtuais. Acesse o vídeo explicativo aqui para familiarizar-se com suas funcionalidades.
  • Miro: A ferramenta de mapeamento colaborativo que será empregada durante o projeto. Assista ao vídeo tutorial aqui para entender como maximizar seu uso.

Para confirmar sua presença na reunião, inscreva-se rapidamente neste link, adicionando seu e-mail e informações da empresa.

Contamos com sua valiosa participação para juntos avançarmos na melhoria contínua dos processos de importação terrestre, fortalecendo assim a integração e o comércio entre os países do Mercosul.

Transporte de Cargas